sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Rebobine (e veja), por favor!!!


Poucas vezes ri tanto com um filme. Sou meio desconfiado com comédias americanas, mas tem uma galera fora do esquemão holywoodiano, a do baixo orçamento, que adoro. Incluo nesta seleta lista os filmes aparentemente babacas de Michel Gondry (Brilho eterno de uma mente sem lembranças). “Rebobine por favor” (Be Kind Rewind), que estreiou hoje, é hilário! Poucas vezes se pode ver um roteiro que prime pela originalidade e ao mesmo tempo divirta (quase mijei de tanto rir), sem subestimar a inteligência do espectador. O filme é engraçado sim, mas o pano de fundo é de uma ácida crítica aos blockbusters que arrecadam milhões de dólares, mas que na maioria das vezes não fazem pensar ou sequer divertem.
Pra começar, e até justificar tanto humor rasgado e o nonsense do filme, a história se passa, não em New York (onde se ambientam 9 entre 10 filmões americanos), mas no insípido, inodoro e incolor estado de New Jersey, parte dos fundos da cosmopolita NY. Bingo! Um filme que fala da possibilidade de fazer cinema sem dinheiro e que subverte a lógica das altas produções americanas, valorizando o trash o lema “ uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”, não poderia ter sido mais feliz na escolha da locação.
O roteiro é despretensioso, mas genial. Seguinte: um tiozinho (Danny Glover), que tem uma locadora de filmes VHS, se vê em apuros quando a especulação imobiliária chega às suas portas. Um prédio bem velho (tipo Rio Antigo), onde supostamente viveu uma lenda do Jazz é seu único bem e fonte de sobrevivência. Na era dos DVDs ( que estavam começando à chegar), a pequena locadora vive às moscas, e o simpático tiozinho resolve reagir e investigar formas de modernizar seu negócio, prestes a falir. Desavisado, viaja, mas deixa o empreendimento nas mãos de dois malucos-beleza (Jack Black e Mos Def) que se vêem às voltas com uma acidental desmagnetização das fitas de vídeo. Isso basta para que, diante da necessidade de locar as fitas, resolvessem... REFILMAR, REPRODUZIR as películas!! Não, vocês não entenderam mal. As toscas criaturas resolveram colocar dentro das fitas, as suas versões trash de arraza-quarteirões como... Robocop, Caça-fantasmas, Conduzindo Miss Dayse, Hora do Rush, 2001 uma Odisséia no Espaço, O Rei Leão... e cujo o público, apaixonado pelas novas versões (suecadas), solicitassem. O auge da criatividade (ou desespero) fica por conta do momento em que os três, agora com a ajuda de uma outra criatura insana, têm a brilhante idéia de fazer as refilmagens com os próprios interessados, ou seja, os clientes da locadora. As cenas são tão hilárias e capazes de deixar Zé do Caixão ou Afonso Brazza com dores abdominais. Eu fiquei, e por isso recomendo. Diversão certa cambada!

Nenhum comentário: